O PROJETO

Entre chegadas e partidas, as estações ferroviárias brasileiras representaram mais do que um ponto de embarque e desembarque de passageiros. Elas tiveram papel fundamental na história de todo o País, servindo de cenário para muitas histórias de vida.

Contar algumas destas curiosidades, que tiveram como pano de fundo as estações de trem, é o principal compromisso do projeto “Histórias da Estação”. Aprovado em 2014 pelo FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas), o projeto reúne artistas para contar as histórias – verídicas e fictícias – que aconteceram nas estações ferroviárias. A narrativa é resultado de entrevistas, pesquisas e bate-papo com historiadores.

O pano de fundo para a apresentação da trama não poderia ser mais apropriado e convidativo: a “Estação Cultura”, na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Em cada diferente espaço deste cenário será apresentada uma nova história, convidando o público a embarcar nesta viagem por diferentes épocas ali vividas.

Todo o material, resultado de uma ampla pesquisa histórica, estará disponível para acompanhamento do público por meio de um blog, criado pelo próprio grupo de artistas, que poderá ser acessado em www.historiasdaestacao.redelivre.org.br.

projeto